Porto de Galinhas apresenta um belíssimo litoral com praias de águas claras, mornas e repletas de peixes. Confira algumas dicas sobre o esse destino turístico e alguns dos principais passeios.
A região se destaca principalmente pela suas piscinas naturais e excelente estrutura turística.
Porto de Galinhas, na verdade, é o nome de um famoso distrito de Ipojuca e de sua praia principal. Mas, o distrito também possui outras belas praias como Muro Alto, Cupe, Macaraípe e Pontal de Macaraípe.
Cada uma dessas praias tem características diferentes, atrativos e passeios distintos. A beleza natural faz com que a região possua diversos resorts e ampla rede hoteleira, recebendo centenas de milhares de turistas por ano.
Falando um pouco da história do local, o nome Porto de Galinhas vem da época pós escravidão, na qual o mercado de escravos continuou funcionando clandestinamente.
Como a cidade de Recife era muito fiscalizada, os navios mercantes de escravos desviavam a rota e seguiam rumo a região para descarregar os negros, que vinham escondidos em compartimentos abaixo de grandes engradados de galinha d’angola. Daí partia a senha “tem galinha nova no porto!”, que era bradada pelos contrabandistas para avisar que havia escravos nos navios.
Chegando em Porto de Galinhas
Porto de Galinhas fica muito próximo a Recife, capital de Pernambuco. A estrada que liga as duas cidades é muito bem pavimentada e sinalizada. São aproximadamente 55 km, cerca de 40 minutos/1 hora de carro.
No aeroporto de Recife, há inúmeras opções para se deslocar até Porto de Galinhas, tais como vans, transfers, receptivos, taxis, aluguel de carros e até mesmo ônibus e carros de aplicativos (uber, 99pop, etc..). Fica a dica: utilizar os aplicativos é um excelente custo benefício.
Em nossa viagem alugamos um carro com a Localiza através de milhas que juntamos no cartão de crédito. Foi muito cômodo e ficamos com mais liberdade para realizar nossos deslocamentos. A Localiza fica praticamente em frente ao aeroporto, cerca de 3 (três) minutos de van. Mas, mesmo assim, disponibiliza transporte deste para sua loja a fim de que seus clientes possam escolher seu veículo.
Devolvemos nosso carro alugado no dia de retornar a Belo Horizonte, e também foi muito prático, pois após a devolução nos deixaram no guichê de atendimento da nossa companhia aérea para despacharmos nossas malas.
A Tábua das Marés e o Planejamento de sua Viagem
Antes de entrar propriamente nas belezas naturais e nos passeios da região precisamos falar do item mais importante para que você possa aproveitar ao máximo sua estadia e tudo que Porto de Galinhas tem a oferecer: A Tábua das Marés!
Em suma, a maré é o movimento periódico das águas do mar, pelo qual elas se elevam ou abaixam em relação a uma referência fixa no solo. Esse movimento é influenciado pelas fases da lua, local e horário.
Nos passeios que envolvem piscinas naturais e praias, é extremamente aconselhável que a maré esteja baixa, pois além das praias apresentarem maiores extensões de areia, as piscinas naturais estarão com profundidade menor e de fácil acesso.
Em Porto de Galinhas vários passeios estão diretamente ligados à maré baixa e alguns nem são feitos caso a maré passe certo nível, devido a segurança e qualidade do passeio.
Um exemplo é o passeio para as piscinas naturais de Maragogi (que vamos abordar mais para frente neste post), a maré máxima para tal passeio era de 0,6 e olha que essa nem era a ideal.
Portanto, a grande cartada está em consultar com antecedência os níveis das marés nos dias que você planeja sua viagem e, caso possuir flexibilidade em suas datas, marque a viagem para os melhores períodos de maré baixa. Se estiver com a data da viagem fechada, procure um receptivo ou agencias de passeios assim que chegar em Porto de Galinhas, para se informar de quais passeios estarão disponíveis durante sua estadia.
Para consultar a tábua das marés acesse aqui:
https://www.climatempo.com.br/tabua-de-mares
Passeios e Praias em Porto de Galinhas e Região
Passeio de Buggie
O passeio mais interessante para se fazer logo ao chegar em Porto de Galinhas é o tradicional Passeio de Buggy de Ponta a Ponta. Com ele você conhecerá cada uma das principais praias da região, fato que te ajudará a planejar melhor um retorno para a sua preferida – ou preferidas (vamos falar um pouquinho de cada uma das praias mais a frente).
Parte do trajeto é percorrida em estradas e não somente nas areias ou dunas como são feitos em outros locais do Brasil. Porém, não é nada que atrapalhe a agradável turnê pelo belo litoral da região.
O passeio tem duração entre 4 a 7 horas. Nossa sugestão é a opção de 7 horas, pois ela garante um melhor aproveitamento de cada parada. Outra dica de ouro que podemos dar é combinar que a última parada seja no horário do por do sol e no pontal do Maracaípe. O visual é simplesmente incrível e as pessoas se aglomeram na areia para assitir um belíssimo show que a natureza nos proporciona: um por do sol em meio aos coqueiros da praia realmente maravilhoso.
No nosso caso, pouco antes do por do sol, fizemos um popular passeio de jangada no encontro do Rio Maracaípe com o Mar. Este passeio tem duas etapas. Uma parada para ver o guia caçar cavalos-marinhos perto dos mangues e a outra parada é pra ver o por do sol.
Além das praias que são visitadas o passeio de buggie conta com um bônus: uma parada dentro do imenso coqueiral de Maracaípe para fotos. Você já deve ter visto várias fotos desse cenário.
Os nativos foram muito criativos ao desenhar um coração com cocos no chão e oferecer uma foto aérea com o celular do próprio turista, a qual é clicada por um “fotógrafo” pendurado em um dos coqueiros. Ou seja, engana-se quem imagina que essas fotos são tiradas através de drones.
Enfim, entre gambiarras aqui e ali, é um lugar que vale a pena gastar alguns minutos e caprichar nos registros fotográficos aproveitando o cenário natural aliado aos acréscimos criados pela população local.
Praia Pontal Do Cupe
A Praia do Pontal do Cupe fica muito próxima do nosso hotel, localizado a aproximadamente 5 km do centro de Porto de Galinhas. Apresenta características bastante semelhantes às da Praia do Cupe. Todavia, além de possuir menor extensão, ela costuma ter ondas mais fracas devido a barreira de corais que ocupa a maior parte da sua orla. Aqui é possível encontrar duas ou três barracas de praia com excelente estrutura, destaque para o Bar da Praia e para o charmosíssimo Pirajuba. Na maré baixa as piscinas ficam bem evidenciadas e se tem uma boa faixa de areia. Enquanto estávamos nadando por ali foi possíver ver bastante peixes ao nosso redor.
Praia do Muro Alto
A praia de Muro Alto foi simplesmente uma das nossas favoritas. Com um mar de águas extremamente tranquilas devido à grande formação de arrecifes no local, que proporciona uma grande piscina natural, esta praia é cercada por milhares de coqueiros, manguezais, áreas de reserva de Mata Atlântica, além de um jardim tropical à beira mar. Enfim, a Praia de Muro Alto é, sem dúvidas, um dos mais belos recantos de todo Brasil.
É uma praia movimentada, razão pela qual possui estrutura e diversos atrativos. É possível atravessar a piscina natural a nado até a barreira de arrecifes. Mas, se preferir, tem opções de aluguel de jangada, stand up ou, como no nosso caso, um charmoso caiaque com o fundo de vidro. Nossa dica é separar um dia ou um bom período do dia para conhecer esta praia.
Praia do Centro de Porto de Galinhas
Com mais cara de praia povão, a praia do centro geralmente é mais cheia e movimentada. Aqui os ambulantes estão mais presentes e se vê muitos guarda-sol e cadeiras de praias pertencentes às pequenas barracas que comercializam de tudo. É, sem dúvida, uma opção mais em conta se comparada com as barracas de praia de pontal do Cupe e muro alto.
Falando da praia em si, essa mantém a característica de beleza das outras e se destaca principalmente pelas dezenas de jangadas que ficam bem próximas a faixa de areia fazendo passeios para as famosas piscinas naturais de porto de galinhas. Cobra-se um valor por pessoa.
Entretanto, as piscinas naturais podem ser conhecidas a pé através de um passeio gratuito e guiado que é oferecido pela prefeitura (atenção o número de turistas por dia é limitado e tem que pegar uma senha).
Além disso, é comum encontrar pessoas oferecendo mergulhos com cilindro, fotos profissionais e alugueis de snokel e equipamentos de mergulho, para uma experiência melhor nas piscinas naturais.
Por fim, caminhando um pouco a direita da praia do centro, se ver a praia de Maracaípe e seu belo coqueiral, e é sobre ela que falaremos agora.
Maracaípe e Coqueiral de Maracaípe
A praia de maracaípe não possui arrecifes e por isso não tem piscinas naturais como as outras praias da região, o que a torna uma praia com ondas maiores e um point para os mais aventureiros e para os surfistas. Se você está procurando fugir do movimento da cidade a faixa de areia de Maracaípe normalmente está sempre mais vazia e é muito convidativa para uma tranquila caminhada ou para curtir um dos bares presentes ali.
Destaque total aqui é o belíssimo e imenso coqueiral formado em sua orla além do incrível por do sol no Pontal do Maracaípe.
Passeio de Jangada e por do sol em Pontal do Maracaípe
Já avisamos antes, mas vamos reforçar: se programe para realizar esse incrível passeio próximo do horário do por do sol e vislumbre o show que a natureza vai reservar ali em pontal de Maracaípe.
Bom, o passeio é famoso por possuir jangadas charmosas, que comportam até 6 (seis) pessoas. Durante o passeio, navegando pelo Rio Maracaípe, há paradas nos mangues para ver espécies do local, em especial os Cavalos Marinhos.
Além da beleza do passeio, o trabalho dos jangadeiros é muito bonito no quesito de preservação. Todos são cadastrados e contribuem para o mínimo de impacto na natureza.
No geral, o mangue é bem raso e é possível ver siris, carangueijos, passáros e várias outras espécies. Os jangadeiros fazem paradas em pontos para que os visitantes possam tomar banho e descer das jangadas para tirar fotos e ver os animais.
Por fim as jangadas param em Pontal do Maracaípe, bem pertinho do encontro do Rio com o Mar e ali mesmo os turistas sentam na areia e contemplam o sol se por em meio aos coqueiros e a bela paisagem da praia. Inesquecível!
Praia dos Carneiros
Eu sei que estamos usando bastante as palavras incrível e imperdível, mas é complicado usar outros adjetivos para descrever esses lugares. Vamos agora para a Praia dos Carneiros, considerada uma das mais belas praias do Brasil e, acredite se quiser, do mundo!
Carneiros fica a aproximadamente 50km de Porto de Galinhas, recomendamos que você feche um passeio com uma das agências da região. Normalmente o transporte até lá é feito por van ou ônibus de turismo e no caminho você ainda ganha uma aula de história.
O bar mais famoso da praia dos Carneiros é o Bora Bora, uma imensa barraca de praia com diversos ambientes, estrutura e decoração de extremo bom gosto e luxo. Tem capacidade para mais de 3.500 pessoas (isso mesmo!). Um pouco mais caro que o normal, mas é aquele lugar que cada centavo vai valer a pena, desde o sensacional atendimento, até a localização super privilegiada e o excelente cardápio.
No nosso caso, ao fechar o passeio para Carneiros já estava incluso o passeio de Catamarã na região. É um passeio bem animado recomendado para quem quer conhecer o banco de areira, passar pelo manguezal e dar boas risadas com os guias dos barcos. A parada no banco de areia e o passeio em si são muito bacanas para visualizar melhor esse paraíso brasileiro. Em certa parte do passeio você pode abstrair e visualizar até mesmo o desenho de um jacaré gigante formado pelos coqueiros do local e também dar uma parada para um tradicional banho de argila da região.
A praia dos Carneiros também é excelente para Snorkel, já que as águas são rasas e transparentes, e as piscinas naturais se formam quando a maré está baixa, deixando o mar lotado de peixes para observar! Além disso, você pode optar por alugar stand up ou até mesmo caiaques.
Se você estiver procurando algo diferente e gostar de emoção, nossa dica é encarar o Fly Board. Potentes jatos de água que vêm de uma prancha voadora que, quem diria, consegue atrair olhares dos turistas, tanto quanto as belezas naturais da região. Afinal não é sempre que se vê pessoas planando sobre o mar.
Tudo começa com aula explicativa teórica, ali mesmo, na praia, sobre o funcionamento do equipamento. Após 15 minutos de conversa, vamos para o mar ao encontro do jet sky e do equipamento (em um ponto longe dos banhistas e embarcações).
À medida que o piloto do jet ski acelera, os jatos de água começam a ser vertidos dos propulsores nas botas. Então basta se manter de pé com a água na altura do peito para dar início à decolagem. Em frações de segundos, o seu corpo já está fora da água. É neste momento que as instruções dadas em terra fazem todo o sentido. É preciso se atentar para o posicionamento do corpo para controlar o equipamento.
No inícios os tombos são inevitáveis, mas após algumas tentativas você vai pegando o jeito e a brincadeira começa a ficar cada vez mais divertida e desafiadora. Durante o voo o visual do lugar fica ainda mais incrível. Se o instrutor sentir firmeza na sua pilotagem você pode até fazer o mergulho do golfinho!
Nossa última dica em carneiros é separar um tempo para fazer uma caminhada até a igrejinha. Essa rende fotos sensacionais e é uma das poucas igrejas de praia do Brasil. Foi palco de gravações de inúmeros programas, documentários e até mesmo novelas, além de ser um dos cartões postais do Estado de Pernambuco.
A igreja, que, na verdade, é uma capela, data do século XVIII e se tornou um dos pontos de fotos mais disputados do Estado. A dica para encontrá-la vazia é chegar bem cedo ou no final da tarde (até mesmo porque são os horários mais bonitos para tirar as fotos). Fora isso, prepare-se, pois muito provavelmente ela estará cheia e até mesmo com filas de visitantes.
Maragogi
Maragogi fica um pouco mais longe de Porto de Galinhas (aproximadamente 100km) e é um local que vale uma viagem exclusiva para lá. Entretanto, aproveitamos que estávamos com um carro alugado e demos uma esticada até essa famosa praia do litoral nordestino, que se encontra em Alagoas e não em Pernambuco.
Vimos várias agências em Porto de Galinhas oferecerem passeios às piscinas naturais de Maragogi. Contudo, como fomos por conta própria, contratamos o passeio até tais piscinas na beira da praia logo que chegamos por lá. Elas também são chamadas de galés ou taocas e ficam na Costa dos Corais, uma área de preservação ambiental.
Aqui vale a dica do começo do post: OLHE A TÁBUA DAS MARÉS! O passeio pode ser feito de catamarã, lancha ou barcos. Fizemos de catamarã e mesmo em um dia com bastante vento, o trajeto foi bem tranquilo. Infelizmente, durante nossa estadia a maré não colaborou muito e neste dia fomos com ela em 0.6 (o limite da maré para visitação). Desse modo, vários pontos que normalmente são rasos, nem estavam dando. Mesmo assim deu para fazer o passeio tranquilamente com coletes salva vidas. Todavia, dê preferência sempre para a maré mais baixa. O passeio vai ser mais prazeroso.
A chegada até as piscinas naturais, depois de alguns quilômetros mar adentro, é impressionante. A maior parte do pessoal fica aglomerada em pequenos bancos de areia que ficam mais altos, deixando o restante das piscinas naturais mais livres para quem queira circular sem muita gente em volta.
Em meio aos bancos de areia cercados por águas verde esmeralda e azul turquesa, os fotógrafos fazem fotos subaquáticas dos turistas atraindo grandes cardumes de peixes coloridos com ração. Além disso, os visitantes também tem a opção do mergulho com cilindro.
Chegamos das piscinas naturais ainda cedo e optamos por passar o restante do dia em um dos cenários mais paradisíacos da região, a Praia de Antunes!
A praia é cercada por coqueiros, tem água morna, areia branquinha e macia. Durante a maré baixa, bancos de areia emergem do mar transformando-se em um verdadeiro corredor mar adentro, com quase 3 km de extensão. As águas cristalinas chegam a bater nos joelhos, o mar é bastante calmo e é possível encontrar boa diversidade de peixes aqui.
Caminhando pela orla da praia, sentido centro de Maragogi, é possível encontrar um verdadeiro “estúdio fotográfico” elaborado pelos moradores na praia. Junto aos famosos coqueiros deitados (alguns possuem até escadinha para o turista subir), foram preparados artefatos como molduras, pedras, montes de areia, dentre outros, especialmente posicionados para render fotos extremamente criativas. Você pode tirar suas próprias fotos ou pagar R$10,00 (dez reais) para que os “fotógrafos” locais tirem fotos suas com sua câmera própria ou celular.
Centro de Porto de Galinhas
Diferente do que muitas pessoas acham, Porto de Galinhas não é necessariamente um destino muito caro para se visitar. Sua parte central oferece inúmeras opções gastronômicas com culinárias típicas e tradicionais que vão atender todos os gostos e bolsos. Entre as opções de gastronomia local, destacam-se os produtos do mar (frutos do mar, peixes, etc…), e os sabores do sertão com bastante mandioca (macaxeira) e carne de sol, entre outras comidas nordestinas.
Porém, há diversas casas de pizzas, tapiocas, hamburguês artesanais, espetos, self servisse, pratos prontos, e fast food, como pastelões fritos na hora, subway e até churros bem caprichados.
Ao caminhar pelo centro você vai se ver cercado de lojinhas com produtos e artesanatos nativos. As galinhas de cerâmica roubam a cena em todos os cantos, além de manufaturas de tecidos, lojas de camisetas e souvenirs em geral.
Porto de Galinhas não possui uma noite badalada, mas quando o sol se põe é possível encontrar diferentes opções de bares com música ao vivo com estilos variados.
A boa estrutura oferece ainda diversas opções de pousadas e hotéis em meio às lojas do centro, além de bancos, caixas eletrônicos, supermercados e farmácias.
Sugestão de Hospedagem
Ao definir nossa viagem para Porto de Galinhas, possuíamos umas 4 opções de hospedagem disponíveis. Dentre elas o Tabaobí Smart Hotel, que nos chamou bastante atenção após relatos de hóspedes, fotos, website e principalmente pelo custo benefício. Chegando lá fomos surpreendidos positivamente.
O Tabaobí, antes de mais nada, conta com uma estrutura imensa e de muito bom gosto. Todos os ambientes do hotel prezam pela qualidade. São 3 piscinas principais, amplas e muito bem cuidadas, excelente paisagismo, funcionários extremamente bem treinados e educados, recepção muito bonita e funcional. O hotel está localizado na região da praia de Pontal do Cupe (a 6km do centro), e possui um belo e fácil acesso de chegada a praia (menos de 5 minutos de caminhada).
Vale destacar dois pontos neste hotel, o primeiro é o quarto. Muito espaçoso, com ar condicionado digital, tv de led grande, e uma cama sensacional em relação ao tamanho que chega a ser descomunal. Além disso, conta com sacada/varanda, sistema de abertura por cartão magnético, frigobar (vazio e a disposição do hóspede para levar produtos de fora do hotel), armários, cofre, bancada, abajures, decoração bonita, boas roupas de cama e banho, espelhos. O banheiro é amplo, com ducha de aquecimento central, espelho e bancada de mármore grandes. Tudo isso extremamente novo e limpo, com um eficaz serviço de limpeza do quarto.
Outro ponto positivo do hotel é seu serviço de restaurante e bar. Os hospedes contam com cardápio para almoço e jantar A La Carte, que agrada tanto no preço quanto na qualidade dos pratos. Mesmo com todas as opções presentes no centro, fizemos questão de fazer algumas refeições no hotel pelo tanto que ficamos satisfeitos. Se você preferir pode ser servido na beira da piscina.
O único ponto que não chamou tanto nossa atenção foi no café da manhã, apesar de muito bem servido, achamos que em comparações com outros hotéis, este poderia ser um pouco melhor, com mais opções e mais qualidade. Mas, nada que surpreenda negativamente, só não brilhou tanto nossos olhos.
O deslocamento do hotel para o centro é bem tranquilo, mas pela distância é necessário solicitar um taxi ou uber. Os valores são variados, mas através do uber vimos taxas que variavam de R$10,00 até R$18,00. Os taxis estavam cobrando entre R$15,00 e R$25,00 pelo deslocamento. O que ocasiona um valor muito bom, caso você esteja com mais pessoas e vá dividir a corrida.
Porto de Galinhas é um lugar incrível, adorei o seu relato e ter colocado nele também as cidades próximas, assim fica fácil conhecer várias cidades em uma única viagem. E pra quem vai fazer esses trajetos curtos de uma cidade a outra optando por uma passagem de ônibus fica bem mais em conta. Nesse site aqui: https://www.passagensbr.com/home é possivel fazer a busca pelo destino e já fazer a compra da passagem, super prático, rápido e seguro.
Mutio obrigado pelo comentário, realmente é muito legal sair conhecendo as cidades próximas nesses trajetos curtos. Nós adoramos fazer isso e o ônibus, vans e translados são ótimas opções mesmo.