Um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais, Capitólio se destaca pelo incrível Passeio de Lancha e pelos complexos de cachoeiras como o Paraíso Perdido.

Conhecida como “Cidade Rainha dos Lagos”, ganhou essa designação devido a proximidade de diversos cursos de água com imponentes paisagens naturais e principalmente o Lago de Furnas (um dos maiores lagos artificiais do mundo). A região é repleta de cachoeiras,  grandes paredões de pedra, bela vegetação, cavernas, piscinas naturais  e, é claro, o imenso lago de águas verde-esmeralda que forma o “Mar de Minas”.

Capitólio é uma cidade situada na Serra da Canastra, no interior do estado de Minas Gerais a aproximadamente 280 quilômetros de Belo Horizonte. O pequeno destino turístico cresceu muito nos últimos anos e hoje é um dos principais destinos de ecoturismo da região sudeste.

Orla de Capitólio

Mesmo pequena, a cidade conta com boas opções de comércios e hospedagem. O turista pode facilmente fechar passeios nas agências de turismo que oferecem vans ou veículos para facilitar a mobilidade até os pontos de embarque de lanchas ou o início das trilhas.

Uma curiosidade sobre Capitólio é o bairro Engenheiro José Mendes Júnior. Conhecido como Escarpas do Lago, essa região representa uma espécie de condomínio de alto luxo e maior marina fluvial da América Latina, contendo centenas de casas luxuosas. Logo na via de chegada ao balneário de Escapas já é  possível observar algumas concessionárias de lanchas, barcos e carros de luxo. Se planeja gastar um pouco mais, é possível ficar hospedado na região, que conta ainda com clubes e boa estrutura de comércios. Vale ressaltar que escarpas do lago é muito famosa pelas festas e o badalado carnaval.

Casas Escarpa do Lago

Passeio de lancha em Capitólio no Lago de Furnas

Um passeio imperdível para se fazer em Capitólio, é o passeio de lancha no Lago de Furnas. Existem várias agências de turismo que fazem esse passeio, com opções que vão desde uma passeio particular (para um casal ou família), à passeios para turma de amigos, despedida de solteiro, etc. A duração dos passeios de lancha variam de acordo com os pontos visitados, girando em torno de 2h à 7 horas. Fizemos o passeio de 7 horas, o que garantiu um dia inteiro de muita diversão.

Lancha Canion Capitólio
Lago de Furnas Passeio Lancha Capitólio

Normalmente o ponto de embarque desses passeios é antes da ponte sobre o Rio Turvo, porém lá fica bem cheio e como queríamos mais privacidade, combinamos de embarcar no Clube Campestre Escarpas do Lago. Depois de navegarmos por bons minutos no “mar de minas”, o primeiro ponto de parada foi os canyons do lago de furnas. É um lugar lindo, que rende fotos maravilhosas, mas fica bem cheio. Nessa parada, descemos da lancha para nadar e tirar fotos, e nos surpreendemos com a delícia da água, que possui uma temperatura extremamente agradável.

Passeio Lancha Capitólio

A segunda parada foi na Lagoa Azul. Naquele ponto é possível aproveitar um agradável bar flutuante com excelente espaço para mergulhos e até mesmo saltar do pequeno paredão de pedra que tem ali. Abaixo do flutuante você consegue observar centenas de “Mandi” (um peixe preto, espécie de bagre, bem presente nessas regiões). Logo acima, seguindo uma pequena trilha, é possível visitar a cachoeira Lagoa Azul (necessário pagamento de uma taxa de entrada). Essa cachoeira é muito famosa na região e forma um belo poço de águas totalmente cristalinas (acabamos não visitando neste dia mas já estamos planejando a volta para ir até lá). Você pode acessar esse atrativo através da MG50 chegando de carro ou pelos passeios de lancha.

Passeio Lancha Capitólio

Cervejaria Scarpas

Depois nos dirigimos para Cervejaria Scarpas, que é um estabelecimento bem grande e agradável. É um lugar maravilhoso para almoçar e experimentar as cervejas artesanais, apreciando a vista maravilhosa do represa dos belos decks de madeira.

Cervejaria Escarpas Capitólio

E ainda sobrou tempo para visitar mais uma bela cachoeira com um pequeno bar molhado.

Melhores pontos represa Furnas

Complexo de Cachoeiras Paraíso Perdido

Quando você acha que já viu tudo de belo que a região de capitólio tem a oferecer, eis que a natureza te apresenta o Paraíso Perdido. Um incrível complexo de cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas (são mais de 8 quedas e 18 piscinas naturais) em meio a grandes paredões de pedra.

Paraíso Perdido em Capitólio

Você paga na entrada uma taxa por pessoa (em maio de 2018, R$ 40) e pode aproveitar o dia inteiro. Vale lembrar que o lugar além de belo possui estrutura de restaurante e lanchonete, banheiros, área de camping, churrasqueiras, mesas nas sombras das copas das árvores.

A trilha do local é realmente diferente, aqui no Paraíso Perdido você percorre a trilha por entre as cachoeiras, passando dentro da água em alguns momentos (sempre raso, água no máximo no joelho), subindo entre as pedras e caminhando pelas corredeiras. Um detalhe interessante é que o melhor caminho para se seguir é marcado por pegadas vermelhas no chão, por isso fique atento e sempre tenha cuidado para não escorregar.

Paraíso Perdido em Capitólio

A dica aqui é levar uma mochila com água e lanches e se atentar bastante aos equipamentos eletrônicos. Durante a trilha é preciso se apoiar nas pedras em alguns momentos.

Paraíso Perdido em Capitólio

A medida que você vai avançando parece que o cenário vai ficando ainda mais bonito. Não deixe de brincar com as tradicionais pedras e fazer uma espécie de torre.

Paraíso Perdido em Capitólio

A parte mais difícil da trilha é na chegada da maior cachoeira e poço do local. Ali é possível continuar a trilha mas é preciso subir ao no paredão ao lado da cachoeira. Mas como sempre, todo esforço é recompensado, a parte de cima além de contar com menos visitantes, é simplesmente incrível. São mais piscinas naturais e mais cachoeiras.

Paraíso Perdido em Capitólio
Esse é um local que julgamos ser imperdível na região.
Paraíso Perdido em Capitólio

Mirante dos Canyons do Lago de Furnas

Não deixe de passar no tradicional mirante para tirar umas fotos. Quase obrigatório para quem vai em Capitólio. Fica as margens da MG50, muito fácil de achar. A entrada é gratuita e normalmente fica bem cheio, mas sempre é possível arrumar um espacinho para fazer aquela selfie bacana (nos programamos para ir bem cedinho para ver o nascer do sol, porém dessa forma o sol ainda não está batendo na água e ela não fica com aquele tom verde esmeralda, por isso se quer fotos incríveis opte pelos horários próximos do meio dia).

Mirante dos Cânions Capitólio

Como chegar em Capitólio

A principal forma de se chegar em Capitólio é via terrestre, já que na região não tem nenhum aeroporto. Saindo de Belo Horizonte a estrada é muito boa e totalmente asfaltada. Em Matheus Leme, pegue a MG50 e siga até a beira do lago de furnas. É uma viagem tranquila que dura algo em torno de 3 horas. Vale lembrar que é possível encontrar linhas de ônibus saindo de pontos dos estados de MG, SP e RJ também.

Como Chegar a Capitólio

Como Chegar no Paraíso Perdido

Continuando pela MG50 sentido São João Batista do Glória, são aproximadamente 43 km da entrada de Capitólio. Fique atento as placas, pois é preciso trafegar por alguns km de estrada de chão. O percurso é bem bonito e agradável, aproveite para visitar o Mirante da Usina de Furnas e tirar algumas fotos na volta.

Mapa Paraíso Perdido

Onde Hospedar em Capitólio? Balneário do Lago Hotel

Nossa hospedagem em Capitólio foi simplesmente sensacional. Dessa vez ficamos hospedados no Balneário do Lago Hotel.

Localizado fora da cidade de capitólio (apenas 12km) no km 294 da MG50, o hotel é uma obra prima as margens da represa de furnas. Com uma vista incrível para a represa e os montes próximos, é a união perfeita de lazer e natureza. Sendo um lugar onde vale a pena não só ficar hospedado, mas sim separar um tempo para curtir tudo que o hotel tem a oferecer.

Balneário do Lago Hotel Capitólio

Um dos principais diferenciais do Balneário do Lago Hotel são as diversas opções de lazer, além de um excelente complexo de piscinas na área principal do hotel os hóspedes tem a disposição uma espécie de parque aquático as margens da represa (na verdade é mais voltado para crianças, mas não deixa de ser interessante). Possui também quadras diversas (tênis, voley, peteca e society), piscina aquecida com hidro massagem, salões com sinucas e jogos, playground, sauna, academia, sala de TV, bar e lanchonete além de uma boutique.

Outro ponto forte é o sistema de meia pensão incluída na diária. Antes de mais nada nota 10 para o espaço do restaurante, bela vista em um ponto mais alto do hotel, local bem requintado totalmente vidrado. Você faz suas refeições curtindo tudo que a paisagem tem a oferecer. Fora que o ambiente do hotel é muito bem iluminado a noite e o paisagismo também fica em destaque com belos coqueiros.

Balneário do Lago Hotel Capitólio

O café da manhã é bem completo, são realmente muitas opções, só de bolos vimos pelo menos uns 5 sabores, você chega a ficar perdido. Em nosso primeiro jantar tivemos a agradável surpresa de aproveitar uma apresentação de música ao vivo voz e violão, além disso o cardápio agradou muito mesclando culinária mineira e pratos tradicionais, além de churrasco feito na hora. No segundo dia o cardápio também nos agradou muito, com saborosas massas e outros pratos. Realmente vale a pena.

O único ponto negativo é que você tem que usar uma ridícula pulseirinha (para não dizer algo pior) durante o tempo de hospedagem.

Você pode consultar mais informações no site: www.balneariodolagohotel.com.br