Uma das regiões mais visitadas do Brasil, Gramado, Canela e a Serra Gaúcha encantam pela excelente estrutura para o turismo, clima tipicamente europeu, diversas atrações que agradam todos os gostos, paisagens exuberantes, gastronomia requintada e muito luxo. Tudo aqui conspira para que seus visitantes vivam momentos únicos de prazer.

 

Gramado só perde para o Rio de Janeiro no ranking de locais mais visitados do Brasil.

Estamos falando da maior infraestrutura turística da região Sul, e, sem dúvida, uma das maiores e mais preparadas do Brasil para atender não apenas turistas brasileiros, mas também de todo o mundo. Atualmente, Gramado só perde para o Rio de Janeiro como destino mais visitado do Brasil, mas, certamente, o posto da cidade maravilhosa está seriamente ameaçado.

Cidade Gramado

Para se ter uma ideia, a região conta com mais de 200 casas gastronômicas que atendem todas as exigências de paladares. A rede hoteleira é incrível! São centenas de hotéis e pousadas que se destacam principalmente pela excelência e luxo nos serviços prestados e na estrutura. As ruas da cidade chamam atenção para a arquitetura colonial, o paisagismo, o aconchego e o requinte.

Gramado com Neblina

É impossível ir para a Serra Gaúcha e não comprar os produtos da região. São tantas opções que o ideal seria levar a mala vazia para caber os souvenires e as compras. Deliciosos chocolates caseiros de todos os tipos, tamanhos e sabores, malhas, couros, móveis, artesanatos, produtos coloniais, vinhos, embutidos, sucos, cristais, cutelaria… Ufa, é muita coisa! Cada loja guarda um pouco da história e do refinamento da região. Vale destacar ainda, a excelente qualidade dos produtos.

Geralmente os turistas são atraídos pelas baixíssimas temperaturas registradas no inverno, e também, em razão de grandes atrações e espetáculos que ocorrem na cidade, tais como o Natal Luz, o festival de cinema de Gramado, a páscoa, a festa da colônia, entre outras.

Mas, o que muitos não sabem é que a região guarda seu charme durante todo o ano. No outono, que foi a data que escolhemos, as folhas das árvores mesclam as cores verde, dourado e vermelho, e, ao caírem, formam um verdadeiro tapete colorido sobre as ruas. Você se sente naquelas cenas de filme europeu! A primavera também é um show a parte, pois a cidade é repleta de hortênsias. Enfim, as quatro estações do ano proporcionam experiências diferentes e igualmente incríveis. A natureza foi muito gentil com a região.

Turismo em Gramado

Atrações, passeios e pontos turísticos

Nossa viagem foi de 6 dias completos e chegando na região de Gramado você percebe que nem 15 dias são suficientes para conhecer todas as atrações e roteiros da cidade e arredores. Mas vamos tentar falar um pouquinho de cada coisa que fizemos em nossa primeira visita a Serra Gaúcha.

Rota Romântica, Nova Petrópolis e o Labirinto Verde

Como alugamos um carro nesta viagem, escolhemos chegar em Gramado através da famosa e belíssima Rota Romântica (passa, entre outras cidades, por Novo Hamburgo, Morro Reuter e Nova Petrópolis). Para quem curte dirigir e apreciar a paisagem, esse caminho, até Gramado, já conta como um passeio.

É um roteiro inspirador, com visual de cinema, onde a estrada forma uma leve serra em meio aos túneis de plátanos (árvores características da região). Para nossa sorte, fomos, como dito, no outono, o que nos rendeu um verdadeiro show de cores das arvores. Nessa rota você encontra vários pit-stops para lanches e produtos da região.

Rota dos Amores chegando em Gramado

Uma curiosidade é que, diferente da parte alta da Serra Gaúcha (Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha e região dos vinhedos), que sofreu colonização italiana, grande parte da região da Rota Romântica tem fortes traços da cultura Alemã. Por isso, se quiser aproveitar pratos típicos alemães você vai encontrar excelentes opções por aqui também.

Optamos por parar em Nova Petrópolis, conhecida como o jardim da Serra Gaúcha. Ali nosso destino foi a Praça das Flores, famosa pelos inúmeros canteiros floridos e, principalmente, pelo Labirinto Verde. Todavia, a cidade, em si, é muito bonita! Vale a pena dar uma voltinha para conhecer.

Nova Petrópolis

O famoso Labirinto Verde fica localizado na praça das flores, e é literalmente um Labirinto formado por ciprestes, onde você anda em meio as folhagens para tentar encontrar o centro (e tentar achar a saída depois). Abuse das fotos e aproveite esse passeio gratuito.

Labirinto Verde Em Nova Petrópolis

A Cidade, Pórticos e Igrejas

Gramado, por si só, é um ponto turístico gigante. A arquitetura da cidade e o urbanismo criado favorecem muito o turismo. Separe um bom tempo para uma bela caminhada pelas ruas da cidade, tirar fotos nos termômetros gigantes, visitar as inúmeras lojinhas (nas avenidas das Hortênsias e Borges de Medeiros), e, até mesmo, sentar e apreciar a paisagem em uma de suas praças. Além de gratuito, é um passeio muito agradável.

Cidade de Gramado
Gramado tem dois belos Pórticos que rendem fotos muito legais, vale a pena visitar os dois.

Nos dois extremos de Gramado encontramos os tradicionais pórticos da cidade. Ponto obrigatório para sacar a câmera ou o celular e fazer aquele registro do local. O legal é que cada pórtico possui uma arquitetura diferente, por isso vale a pena visitar os dois.

Pórtico de Gramado

Impossível conhecer Gramado e Canela, e não se encantar com as igrejas/catedrais da região. A de Gramado, Matriz de São Pedro, fica bem no centro da cidade, próximo da Rua Coberta. É belíssima e construída com pedra basáltica e vitrais sacros.

Igreja Matriz de Gramado

Catedral de Pedra em Canela

Em Canela, a Catedral de Pedra impressiona com seu estilo gótico e sua grandeza. Sua torre possui 65 metros de altura, 12 sinos de bronze, e ela ocupa um grande quarteirão no centro da cidade. Ah, e o interior da igreja é lindo!

Igreja de Canela Catedral de PedraIgreja de Canela Catedral de Pedra

A Rua Torta e A Fonte do Amor Eterno

Quem diria que um dos locais mais visitados de Gramado seria uma rua íngreme e tortuosa. Inspirada na famosa “Lombard Street” de São Francisco, a rua Emilio Sorgetz de Gramado já virou um de seus principais pontos turísticos. É parada obrigatória para fotos, as quais ficam, no mínimo, interessantes. Se tiver fôlego, vale a percorrer de ponta a ponta, e registrar de ângulos diferentes essa experiência.

Rua Torta em Gramado

A Fonte do Amor Eterno é onde os casais apaixonados vão para simbolicamente selar seu amor com um cadeado colorido e um coração. Foi inspirada na famosa Fontana de Trevi, na Itália. Fica bem ao lado da Matriz de São Pedro. Os cadeados são vendidos nas lojas próximas à fonte, e esse também é um lugar muito bom para registros fotográficos. À noite, assim como toda a cidade, a fonte recebe iluminação especial que a deixa ainda mais bonita. Como estamos noivos e vamos nos casar no ano que vem, deixamos o nosso cadeado lá também.

Fonte dos Amores Em Gramado

Tour da Uva e do Vinho + Maria Fumaça

Talvez esse seja um dos passeios mais tradicionais da região. Você o encontra com várias configurações. Por isso, na hora de fechar em alguma agência de passeios, fique atento. No nosso caso, fechamos com a agência Alto da Serra Turismo (JE Hoffman turismo), que, em nossa opinião, se destacou, principalmente, pela qualidade dos ônibus e das vans disponibilizadas para o passeio, que são muito confortáveis.

O passeio começou cedo (nem deu tempo de pegar o café do hotel) e durou o dia inteiro (de 06 às 19h30min, aproximadamente). É um passeio bem completo. Passa pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

Inclui visita a duas vinícolas: a Tonet e a Garibaldi. Na primeira, você pode ver os parreirais, o processo de fabricação do vinho, e participar de uma degustação de vinhos e de sucos de uva. Já na Garibaldi, participamos de uma breve explicação, vídeo e degustação de vinhos e champanhes. Por falar em degustação, nesse passeio é bem farto o número de lugares que você degusta os produtos. Os vendedores sempre estão te oferecendo dos mais variados tipos de vinhos, sucos, salames, queijos, chocolates e afins.

Vinícola Garibaldi Passeio Gramado

Além disso, visitamos o Show Room Tramontina, uma Fábrica e uma Loja de Malhas. O almoço estava incluso, e foi em um restaurante típico italiano, que fica em Bento Gonçalves em frente à Praça de São Bento (que rendeu um breve passeio e algumas fotos).

Igreja Barril de VInho

Após o almoço, nos dirigimos para o Parque Temático da Epopeia Italiana, onde assistimos um espetáculos sobre a história da primeira família de origem italiana que chegou em Bento Gonçalves. Esse lugar é muito legal, pois proporciona uma experiência de imersão na história, em razão de possuir diversos cenários interativos. Tem duração de aproximadamente uma hora. Mas, infelizmente, não foi possível filmar, nem tirar fotos, porque é proibido. Porém, gostamos muito e recomendamos fortemente incluir em seu roteiro.

Por fim, e para fechar o dia, fizemos o tradicional passeio de Maria Fumaça, que percorre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa em um percurso de 23km, realizado em aproximadamente 1h30min. Durante o trajeto, há diversas apresentações típicas de danças, músicas e atuações, que nos proporciona conhecer um pouco mais da cultura gaúcha. Na parada da plataforma de Bento Gonçalves são servidas degustações de vinho tinto e suco de uva branco. Em Garibaldi, a festa continua com mais degustação, desta vez do espumante moscatel e do suco de uva tinto.

Passeio de Maria Fumaça em Gramado

City Tour Gramado e Canela

Na agência JE Hoffman turismo, ao comprar o tour da uva e do vinho, você é presenteado com um City Tour por Gramado e Canela. Esse passeio também dura o dia inteiro, e possui o seguinte roteiro (não, necessariamente, nesta ordem): 1) Bondinhos Aéreos e Cascata do Caracol (Atenção! Em dias com neblina a visibilidade pode ser tão baixa que não vale a pena fazer esse passeio), 2) Pórticos de Gramado, 3) Catedral de Pedra de Canela; 4) Igreja São Pedro de Gramado, 5) Almoço em churrascaria de Canela, 6) Mundo Gelado/Capitão Jack, 7) Cristais de Gramado, 8) Adega de queijos e vinhos, 9) Fábrica de chocolate da Prawer, 10) Lago Negro e, 11) Mini Mundo. Vamos falar um pouquinho de cada coisa no decorrer deste post.

Mundo Gelado e Casa do Capitão Jack

Esse é um passeio super diferente! Consiste em uma caverna de gelo com temperaturas que chegam a -25ºC. É realmente muito frio e para entrar, eles fornecem um casaco especial e luvas. Dentro do mundo gelado tem várias esculturas de gelo como cadeiras, o cristo, a torre eifel e até um bar de gelo.

Bar do Capitão Jack Congelado Ice Bar

Anexo ao mundo gelado, entramos a casa do Capitão Jack, que é um interessante acervo de réplicas e miniaturas de embarcações, aviões, tanques, armas de guerra e peças do século passado. Encontramos, ainda, diversas réplicas em miniatura inspiradas no filme “Piratas do Caribe”.

Cristais de Gramado

Uma loja imensa que entrou no hall de passeios da região, por realizar diversas demonstrações ao vivo da fabricação dos cristais. Os visitantes sentam em uma pequena arquibancada e o artesão explica e cria uma peça de cristal que futuramente será vendida na loja.

Mas, além dessa demonstração, a loja é uma coisa de outro mundo! Dá vontade de comprar tudo. Tem peças de cristal que vão desde um pingente, até belas taças e luxuosos lustres. Difícil sair sem comprar nada daqui também.

Bondinhos Aéreos e Parque Estadual da Cascata do Caracol

Um dos cartões postais da Serra Gaúcha é a cascata do Caracol, uma belíssima cachoeira de mais de 130 metros de altura que literalmente cai de um enorme paredão de pedras. E nada melhor do que um passeio de bondinho para contemplar a atração. O parque possui uma área grande, com lojas, Cafés, embarque dos Bondinhos, passeio eagle (uma espécie de tirolesa em uma cadeira) e o Espaço das Esculturas que Falam (várias esculturas de madeira que emitem sons característicos de acordo com a forma que são tocadas).

Parque dos Bondinhos Aéreos em Canela

A cascata nos impressionou tanto, que, além dos bondinhos, optamos por conhecer Parque Estadual do Caracol, que fica há alguns metros da entrada dos bondinhos aéreos. O parque conta com uma excelente infraestrutura e proporcional uma visão, de outro ângulo, da Cachoeira. Além disso, oferece um observatório ecológico, constituído por um elevador panorâmico e uma plataforma envidraçada. São 27 metros de altura e uma visão 360º da região.

Parque dos Bondinhos Aéreos em Canela

Lago Negro

Uma de nossas atrações favoritas foi o Lago Negro. É um amplo parque natural aberto, repleto de hortênsias e de árvores originadas da Floresta Negra, na Alemanha. Daí o nome, pois a cor da água é verde escura. .

Lago Negro em Gramado

É o cenário ideal para um passeio romântico, pique niques, contemplação da natureza, tirar fotos e para andar de pedalinho. É, sem dúvida, uma paisagem única e está entre as mais bonitas da região. Aproveite a oportunidade para caminhar pela pista de que circula o lago, sentar à beira d’agua em um dos bancos ou, até mesmo, tomar um tradicional chimarrão como os moradores fazem ao final do dia e nos fins de semana.

Lago Negro em Gramado

Os Museus

Gramado é repleta de museus dos mais variados tipos. Você encontra museus de moda, geologia, antiguidades, chocolate e até mesmo dos Beatles.

Optamos por adquirir um passaporte que incluía a entrada em 5 dos museus mais visitados, que pertencem ao mesmo grupo. Não tínhamos interesse de conhecer todos. Mas, comprando o passaporte, ficou muito em conta e, no final, achamos todos bem legais.

Super Carros – sabe aquele sonho de andar em uma Ferrari ou até mesmo dirigir uma Lamborghini? No Super Carros, além de visualizar carros super esportivos, você, com o devido investimento, pode fazer test rides nos veículos expostos. É uma verdadeira garagem dos sonhos, que faz inveja a muitos colecionadores. Não resistimos e demos uma volta no Mustang GT. Que experiência incrível! Além dos carros, no segundo andar do museu, há diversas opções de simuladores e uma bela loja de souvenires.

Super Carros Gramado

Hollywood Dream Cars – aqui são dois andares com clássicos famosos como Cadillac, Lincoln, Rolls Royce e muito mais. É praticamente uma viagem no tempo automotiva.

Holywood Dream Cars Gramado

Museu de Cera Dreamland – neste museu são mais de 20 cenários temáticos repletos de estrelas de hollywood, ícones mundiais e personagens. Alguns exemplos são: James Dean, Angelina Jolie, Shrek, Máskara, Harry Potter, Capitão Jack Sparrow, Snoop Dog e diversas outras celebridades.

Museu de Cera Dreamland Gramado

Harley Motor Show – esse é pra quem gosta de motos. Imagine um bar temático repleto das mais lendárias motocicletas da marca. As incríveis máquinas estão distribuídas ao redor do bar, que fica no centro do salão, que, por sua vez, é todo decorado com muitas luzes e letreiros de neon em um ambiente de discoteca, ao som de clássicos do rock. Mesmo quem não é fã de motos vai se sentir um motociclista.

Haley MotorShow Gramado

Vale dos Dinossauros – outro parque muito legal, bem no estilo Jurassic Park. A música, o ambiente, o portal de entrada, os veículos… tudo remete ao sucesso de Steven Spielberg. O vale é muito legal e são mais de 30 dinossauros em tamanho real que se movimentam e emitem sons.

Parque dos Dinossauros Gramado

SnowLand

O Snowland é um parque de neve indoor (o único desse tipo no Brasil). São 16 mil m² com inúmeras atrações que atendem o gosto de toda família.

A área mais fria e mais divertida é a montanha de neve. Aqui as temperaturas ficam na casa dos -5 graus, e é necessário utilizar uma roupa especial emprestada pelo parque. Com neve de verdade, você pode descer uma ladeira em uma boia, passear em vilas de neve ou somente ficar se divertindo na neve mesmo. Além disso, para quem está disposto a fazer as aulas e alugar o equipamento, é possível praticar snowboard e ski.

Snowland Gramado

No vilarejo alpino, você pode patinar no gelo, ver apresentações de patinação, passear pelas lojinhas, fazer um lanche e até participar de um simulador de ski (uma espécie de cinema 4D). Você ainda pode ir até o mirante para apreciar a vista da montanha de neve e utilizar jogos eletrônicos, simuladores, brinquedos e um cinema 7D.

Alguns detalhes sobre o snowland: vá preparado para gastar, o acesso ao parque é um pouco caro e o sistema de carteirinha de estudante deles é péssimo (só aceitam uma carteira específica). Além disso, muitas coisas são pagas no interior do parque. Planeje bem o dia para visita-lo: dê preferência para dias no meio da semana, pois assim você pega tudo mais vazio e aproveita melhor, e, o principal, deixe o snowland para seu último ou penúltimo dia de viagem. Isso porque, por envolver atividades mais radicais, você pode acabar se machucando e atrapalhando o restante dos seus dias em Gramado, e, por ser um local mais frio, você corre o risco de passar o restante dos dias gripado.

Le Jardin Parque de Lavanda

O Le Jardin é o primeiro parque de lavanda do Brasil e conta com mais de 10 mil espécies de plantas. Um lugar lindo. Excelente para relaxar, apreciar a paisagem pintada com inúmeras cores das flores e se deliciar com o maravilhoso aroma que as lavandas deixam no ar. O jardim conta com algumas estufas para produção de flores (você pode adquirir exemplares), um pequeno café e uma lojinha. Separe um tempo para fotos, pois vale a pena.

Le Jardin Parque de Lavanda Gramado
Le Jardin Parque de Lavanda Gramado

Pizzaria Cara de Mau

Se prepare para virar parte da tripulação em um navio pirata completamente louco e interativo. Essa é a proposta da pizzaria Cara de Mau, na qual há uma fusão perfeita do entretenimento com uma gastronomia incrível.

Tudo aqui é de pirata. Funcionários caracterizados e super divertidos. Iluminação e decoração temáticas. E para completar, durante o rodízio de pizza, ocorrem shows e interações com a plateia.

Pizzaria Cara de Mau Gramado

Outro espetáculo do local é o cardápio. São muitos sabores de pizza, algumas com combinações peculiares e realmente deliciosas. Ficamos impressionados com o sabor da pizzas que são servidas na pedra e sempre quentinhas. Podemos falar com propriedade que está entre os melhores rodízios de pizza que já provamos, com uma nota meritória especial para os sabores doces.

Fique com duas dicas a respeito do local. Primeiramente, chegue cedo, mesmo durante a semana a pizzaria fica lotada e como ocorrem os shows a rotatividade de mesas não é tão rápida. Em segundo lugar, não deixe de adicionar esse destino em uma das noites do seu roteiro.

Rua Coberta

Mais um ponto gastronômico que virou ponto turístico em Gramado. Consiste em uma rua de transito fechada, totalmente coberta e decorada com plantas e arranjos florais no teto. Além da excelente localização, o clima daqui encanta. Com mesas ao ar livre no melhor estilo gourmet da cidade, os clientes aproveitam o tempo frio para sentar nas cadeiras cobertas por pelegos de ovelhas e cobertores, se esquentarem nos aquecedores e apreciar bandas e shows ao vivo. Vir em Gramado e não passar na rua coberta é um desperdício do charme da região.

Rua Coberta em Gramado

Muito mais…

Por incrível que pareça, isso tudo é apenas a ponta do iceberg. Gramado, Canela e seus arredores, possuem, ainda, muitos outros atrativos. Seja para turismo de contemplação mais tranquilo, para passeios em família em parques infantis e, até mesmo, para ecoturismo e turismo de aventura. Acredite! Lá você encontra desde passeios de helicóptero e 4×4, até um diferente mundo de miniaturas. Não espere conhecer tudo em apenas uma ou duas visitas. O grande potencial turístico faz com que as atrações se mantenham em constante atualização, ficamos sabendo até sobre a inauguração de um novo parque de águas termais.

Gastronomia

Essa é a parte complicada. Além de lembranças boas, você volta do sul com vários quilos a mais na “bagagem”. São tantas coisas típicas e diferentes que dá vontade de sair experimentando tudo. A parte gastronômica da região se sobressai e você fica até perdido para escolher entre os excelentes restaurantes, bares e bristrôs.

Pensando nisso, nós separamos a experiência gastronômica em partes também.

Começamos com a tradicional sequência de fondue servida na chapa, que se inicia com uma cumbuca de queijo derretido, posta sobre um réchaud, e acompanhada por nacos de pão, biscoitos, batatinhas, legumes, goiabada e polenta frita. Em seguida, é colocada uma chapa de pedra quente sobre uma chama em sua mesa e diversos cortes de carne. Você mesmo salga e assa sua carne na chapa. Muito legal! Aqui nós optamos pelas opções com picanha e filet. Além das carnes, ainda vem cerca de 10 a 12 opções de molhos para incrementar. O terceiro turno fica por conta da fondue de chocolate acompanhado de frutas. Adoramos!

Colocamos na lista experimentar também o tradicional churrasco gaúcho, impossível deixar passar a famosa costela que é assada no chão durante várias horas. Almoçamos em uma churrascaria em Canela.

Outro prato que despertou curiosidade foi o creme no pão. É uma delícia e um charme a combinação de sabores do creme no interior de um imenso pão italiano (Massa Madre).

Tradicional na região o café colonial é um verdadeiro banquete dos deuses! Um cardápio extremamente farto no qual sua mesa fica repleta de doces, bolos, quitutes, frios, grelhados, salgadinhos, sucos, vinhos, polenta, pães, geleias, tortas, rocamboles e muito mais. É uma loucura! Optamos por visitar um dos mais bem conceituados, tradicionais e o primeiro café colonial do Brasil, o Bela Vista. E, fica aqui nossa recomendação, é top!

Café Colonial Bela Vista Gramado

Praticamente em cada esquina de gramado você encontra uma loja ou fábrica de chocolate. E aqui o chocolate é levado muito a sério. Prepare-se para uma infinidade de sabores, formatos, tamanhos e preços. Aproveite para degustar de todas as marcas e escolher suas preferidas. Fomos na Prawer, Caracol e Floribal. Fica essa outra dica, os chocolates são presentes excelentes. Afinal, quem não ama chocolate?

Ainda na parte de sobremesas, viajamos já de olho em uma especial, o Royal Trudel. É um tradicional doce do leste europeu que lembra um pouco um churros em formato de um cilindro enorme e recheado com doce de leite, nutella, chocolates, morangos, castanhas… Além disso, você ainda tem a opção de montar o seu da sua maneira. Nem precisa falar muito com uma foto dessas né!

Royal Trudel Gramado

E não para por aí, pratos italianos e alemães, queijos, vinhos, waffles e mais! É uma infinitide de sabores! Fora que os hotéis capricham no café da manhã também! Como dizemos no começo do texto, se prepare para ganhar alguns quilinhos.