O Cânion das Bandeirinhas é um paredão de cerca de 80 metros de altura e 4 km de extensão com uma sucessão de cascatas, cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas e fundo de pedras claras, no interior do Parque Nacional da Serra do Cipó.
A Serra do Cipó é uma das principais províncias turísticas de MG e o Parque Nacional presente ali guarda grande variedade de biodiversidade natural.
A entrada do Cânion das Bandeirinhas é pelo acesso da portaria do Parque Nacional, as trilhas são todas dentro dos limites do parque, com sinalizações e placas. O percurso pode ser realizado a pé, a cavalo ou de bicicleta.
A trilha até o Cânion é uma das mais longas da região, são aproximadamente 11 a 12 km só de ida em sua maioria o trajeto é realizado em trilhas bem demarcadas, sem grandes desníveis e em campo aberto. Mais próximo do cânion é necessário realizar a travessia a pé de um rio através de pedras escorregadias além de um pequeno trecho de cerrado extremamente conservado, com árvores altas e frondosas. Na região do Cânion é preciso ter bastante cuidado pois é necessário caminhar sobre as formações rochosas presentes no leito do rio.
A distância é o principal fator desse trajeto, se for a pé é preciso ter um certo vigor físico e ir preparado. Dessa vez optamos por um agradável passeio de bike (podem ser alugadas na portaria do parque) o que tornou o trajeto bem fácil e sobra mais tempo para aproveitar e tirar fotos.
Às aguas geladas da serra do Cipó são realmente revigorantes e muito bem vindas em dias quentes, aproveite para se refrescar nos cursos de água no trajeto até o cânion. O Canyon é formado pelo Ribeirão Mascate que é um afluente do Rio Cipó, esse escavou uma passagem na pedra formando imponentes paredões e excelentes poços de água para banho e descanso.
Leave A Comment