Hoje trazemos mais um destino quente quando o assunto é o turismo brasileiro, e entenda “quente” em todos os sentidos. Estamos falando de Caldas Novas, uma cidade no estado de Goiás que abriga as maiores estâncias hidrotermais do mundo!
Todos os anos, mais de 3 milhões de turistas visitam Caldas Novas, considerada a maior estância hidrotermal do mundo.
Caldas Novas se tornou um dos destinos turísticos mais procurados do país devido suas águas que brotam do solo, naturalmente, em temperaturas de 40ºc até 70ºc. Como se não bastasse, esse paraíso de águas quentes possui uma excelente estrutura hoteleira e de atividades que certamente vão atender a todas as idades, desde casais com filhos, até idosos e jovens que gostam de aventura.
Hospedagem
Optamos por ficar na Rede Privê de hotéis, que por si só já é um atrativo, pois conta com 8 hotéis de diferentes estilos, sendo que cada hotel possui uma espécie de mini parque aquático em suas dependências.
Ah, e sempre que falarmos de água por aqui, considere que as águas são termais. Ok?
Quem escolhe se hospedar nessa rede, tem acesso livre a todos os complexos aquáticos da rede, através de uma pulseira de identificação. Dessa forma, você consegue visitar diferentes parques sem enjoar e sem gastar com tickets de entrada.
Na ocasião aproveitamos as piscinas do Privê Boulevard Suíte Hotel (foi nesse que ficamos hospedados) e do Privê Thermas Hotel. Além disso, passamos um dia no Clube Privê/Water Park e no Náutico Praia Clube (ambos parques aquáticos da rede).
A Cidade
A estrutura de Caldas Novas nos surpreendeu positivamente. A cidade é bem grande e possui simplesmente de tudo e com fácil acesso. O comércio é excelente, contando desde pequenas lojas de souvenirs até grandes varejistas e supermercados famosos. Destaque para os centros comerciais e diversas lojas de artigos de moda praia.
Com relação a alimentação, você não terá problema em encontrar diferentes opções de restaurantes e até mesmo os tradicionais Fast Food.
É muito tranquilo andar pela cidade. Sugerimos um passeio a noite pelo centro e uma visita à Feira do Luar. Uma tradicional feirinha da região com várias barraquinhas onde você encontra artesanatos, souvenirs e alimentação típica de feira.
Andando por Caldas Novas, os maiores hotéis chamam a atenção com grandes estruturas, é o caso da Rede Privê (como já mencionado), do SESC e do Diroma Resort. Além disso, você encontra também alguns pontos de interesse, como é o caso do Monumento das Águas (cartão postal da cidade) e o Jardim Japonês.
Esse último se trata de um belo e inusitado espaço com clima tipicamente oriental, que proporciona um passeio tranquilo e bastante contato com a natureza. Sugerimos reservar pouco mais de uma ou duas horas para conhecer o espaço e as histórias que os guias contam. Vale também registrar algumas fotos.
Parques Aquáticos
Se fossemos falar detalhadamente de cada complexo aquático que visitamos gastaríamos uma boa quantidade de texto. A verdade é que são todos bem parecidos, apesar de cada um ter uma certa especificidade.
Tecnicamente todos possuem piscinas diversas de águas quentes, piscinas de onda, palco para shows e atrações, vários toboáguas, complexos gastronômicos e bares molhados. Em alguns você encontra rio lento e brinquedos mais radicais. Uma coisa é certa: aqui é um destino tanto para quem busca diversão, quanto para quem procura por tranquilidade.
Importante destacar que o Náutico Praia Clube é um pouquinho diferente dos demais parques, pois ele está localizado fora do centro da cidade, nas margens da Represa de Corumbá. A estrutura desse parque nos agradou bastante e a pegada mais natural também chamou atenção. A vista panorâmica para o Lago é incrível. Aqui você ainda tem a possibilidade de fazer um passeio de escuna pelas águas da represa. Recomendamos a visita.
Agora a coisa começa a ficar mais séria, é simplesmente impossível falar de Caldas Novas sem falar do HOTPARK. Esse é tão diferente que ganhou um tópico só pra ele:
HotPark
Não é exagero dizer que certamente o HOTPARK está entre um dos melhores parques aquáticos do mundo!
Esse parque, na verdade, fica localizado em Rio Quente, que fica cerca de 30 minutos, de carro, de Caldas Novas.
Segundo seu site oficial o parque está localizado em uma área de 55.000 metros quadrados e possui mais de 15 atrações entre radicais e super relaxantes, perfeitas para todas as idades.
A verdade é que o hotpark faz parte de um complexo enorme juntamente aos hotéis do resort Rio Quente.
Falando um pouco das atrações, além de diversas piscinas e toboáguas, aqui você encontra atividades como Mega Tirolesa, Aerobike, Girolesa, escolas de surf, passeio de caiaque, mergulho, parque das aves e muito mais…
Passamos um dia no hotpark. Pela manhã, aproveitamos um pouquinho a praia do cerrado, que é literalmente uma praia de água doce e quente. Possui uma faixa de areia branca, atividades praianas como campos de futebol de areia, bares e ondas de até 1,20m. É um espaço gigante que, realmente, proporciona a sensação de uma praia no meio do Centro Oeste brasileiro. Atualmente é possível participar inclusive de aulas de surf por aqui.
Em seguida exploramos os diversos brinquedos do parque como o Half Pipe e os toboáguas.
O almoço não podia ser diferente, optamos por um bar molhado. A comida estava muito boa e a sensação de almoçar dentro de uma piscina é bem legal.
Aproveitamos um bom tempo para curtir o Lazy River (rio lento) que circula boa parte do parque. Aqui você pega sua boia e se solta nas correntezas leves enquanto relaxa e aprecia a natureza que está presente ali.
Nos divertimos também no XPIRADO, que é uma das principais atrações do parque. Um toboágua enorme, cujo tema inspiração é “piranhas”. O bacana desse brinquedo é que eles investiram bastante na ambientação do tema. Logo na entrada você visualiza um vídeo que conta a história de uma vila devastada pelos peixes carnívoros. Em seguida, você se depara com a vila abandonada, com marcas de sangue no chão, esculturas de piranha e até mesmo um tanque repleto desses peixes vivos, de verdade.
Depois você começa a subir as escadas, e a todo momento tem uma música sinistra de fundo e plaquinhas te incentivando a desistir. Por fim, a entrada do toboágua possui o formato de uma boca de piranha. É um brinquedo bem legal, apesar da Vivian ter ficado com medo. No fim das contas ela também curtiu a experiência.
Finalmente, uma das atrações que mais nos chamou a atenção foi, sem dúvidas, o mergulho com cilindro nos lagos de águas quentes e cristalinas repletas de peixes. É um passeio pago a parte, mas na minha opinião vale cada centavo. Você mergulha com um instrutor em um lago de 9 mil m² de extensão, em uma profundidade de mais ou menos 5 metros.
As águas são quentes e incrivelmente transparentes. Você passa por um trajeto com esculturas submersas, aprecia a flora aquática única da região e mergulha ao lado de diversas espécies de peixes, inclusive o Pirarucu que pode chegar a até 2 metros de comprimento. É uma experiência única. E detalhe, é muito peixe mesmo!
Nossa Recomendação
Caldas Novas é um destino único e incrível, talvez seja diferente de tudo que você já tenha visitado e certamente vale muito a pena separar uns dias para conhecer.
A recomendação principal é tirar pelo menos um dia inteiro e visitar o Hot Park! Lá, veja quais atrações pagas a parte mais te agradam e faça pelo menos uma, são experiencias muito legais.
Além disso, quando estiver escolhendo sua hospedagem, coloque na ponta do lápis e veja se compensa pegar alguns dos hotéis citados e que possuem complexos aquáticos. Afinal, mesmo que as diárias possam ser um pouquinho mais salgadas, você conta com uma estrutura excelente de lazer e acaba economizando com ingressos.
Queremos voltar em breve nesse destino e ficamos muito interessados em nos hospedar no complexo do Rio Quente Resorts e consequentemente aproveitar mais o HotPark.
Leave A Comment