A Cachoeira da Caverna é uma excelente opção de local para quem deseja fugir um pouco das movimentadas cachoeiras do centro da Serra do Cipó.

A apenas 100 km da capital de Belo Horizonte, a Serra do Cipó constitui atualmente um dos mais importantes destinos turísticos mineiros. São inúmeros quilômetros quadrados de áreas de preservação ambiental, e a região se destaca principalmente por seus cursos d’agua formadores de belas cachoeiras e paisagens naturais.

“No meio desse belíssimo ecossistema está localizado a  Cachoeira da Caverna”

A entrada para a estrada de terra que leva para a cachoeira fica após os mirantes da Serra, seguindo sentido Conceição do Mato Dentro (LOCALIZAÇÃO). São aproximadamente 9km de estrada de terra até a entrada da cachoeira.

O que você encontra por lá

A Cachoeira da Caverna se divide em algo similar a 4 partes, o que garante ao visitante diferentes opções para curtir o local,  o que nos deixou bem animados, são eles:

Mirante – parte superior da cachoeira, com um riacho cristalino, seguido por algumas pequenas quedas e um poço onde é possível nadar e fazer saltos (sempre com cuidado).

Cachoeira – a queda principal, com um poço fundo e várias pedras cercando o local.

Poço de Baixo – localizado mais abaixo na trilha, essa parte forma um lindo poço com água cristalina e calma, o poço não é muito fundo e é possível encontrar diversos peixinhos por lá.

Rio Cipó – um pouco mais abaixo, o visual do rio encanta, sendo totalmente cercado por pedras. O rio é raso (pela água ser mais escura, pode enganar) e cheio de pedras no fundo. Mas vale muito a pena o mergulho.

É cobrado o valor de R$ 20 reais por pessoa (Março 2018), sendo oferecidos a visitação, estacionamento e banheiros.

As trilhas para chegar na cachoeira são bem pequenas, mas possuem trechos de acesso íngreme e com muitas pedras, sendo preciso ter bastante cuidado.

Dicas

  • Chegue cedo para aproveitar um pouco em cada local da cachoeira;
  •  Leve bebidas e alimentos (no local não vende);
  •  Tome bastante cuidado com pedras escorregadias e fundura do poço principal;
  •  Não é um local muito indicado para crianças e idosos, afinal não possui estrutura para o turista;
  •  Durante o trajeto de estrada de chão trafegue com cuidado.